O governo norueguês anunciou, nesta sexta-feira (18), que vai desbloquear 3 bilhões de coroas (quase US$ 340 milhões) adicionais este ano para reforçar sua presença militar na região norte do país, próximo à fronteira com a Rússia.
"Ainda que um ataque russo à Noruega seja improvável, temos que estar conscientes de que temos um vizinho ao leste que se tornou mais perigoso e mais imprevisível", justificou o ministro da Defesa, Odd Roger Enoksen, em uma coletiva de imprensa.
Este investimento servirá para aumentar a presença da Marinha ao norte, intensificar o treinamento do soldados da ativa e da reserva, aumentar o armazenamento de munição, combustíveis e outros materiais estratégicos.
Também será usado para melhorar a capacidade de acolhida de tropas aliadas e reforçar a ciberdefesa e o serviço de Inteligência.
"Temos que aumentar nossa defesa no grande norte", acrescenta Enoksen.
Guardiã das fronteiras setentrionais da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na Europa, a Noruega compartilha 196 quilômetros de fronteira terrestre com a Rússia no Ártico, assim como uma imensa fronteira marítima no mar de Barents.
* AFP