Gigante do setor automobilístico, a Toyota anunciou que suspenderá, nesta terça-feira (1°), a produção de carros em suas 14 fábricas no Japão devido a uma "falha no sistema" em um fornecedor local, que teria sido causada por um ciberataque.
"Devido a uma falha no sistema de um fornecedor no Japão, decidimos suspender a operação das 28 linhas das 14 fábricas locais em 1º de março", disse a empresa, em comunicado divulgado nesta segunda-feira (28).
Procurada pela AFP, uma porta-voz da Toyota não confirmou que se trate de um ciberataque, alegando que o problema procedia de outra empresa, cujo nome não quis revelar.
— É verdade que fomos atingidos por uma espécie de ataque cibernético — disse uma fonte próxima a um fornecedor local da Toyota, Kojima Industries, ao jornal econômico Nikkei.
— Estamos avaliando os danos (...) com a prioridade número 1 de relançar o sistema de produção da Toyota o mais rápido possível — acrescentou a mesma fonte.
Por enquanto, a Toyota suspendeu sua produção no Japão por apenas um dia e planeja analisar a situação na terça-feira, disse à AFP a porta-voz do grupo.
— Essa medida afetará a produção de cerca de 13 mil veículos — afirmou.
Nos últimos meses, a Toyota já teve de revisar para baixo suas metas de produção, devido às interrupções nas cadeias de suprimentos e à escassez global de semicondutores.