Um tanque de guerra foi flagrado ao passar sobre um carro de um civil em Kiev. Tropas russas avançam em direção à capital da Ucrânia, nesta sexta-feira (25), e se envolvem em conflitos com o exército local e também civis.
Em vídeos publicados na internet, é possível ver uma sequência de disparos, que acabam alvejando um caminhão, do qual uma pessoa cai, ainda viva. Em seguida, um tanque em alta velocidade troca de pista, deliberadamente, e avança sobre o carro do civil.
Viktor Berbash, de 58 anos, morador da capital, afirmou que correu para a varanda quando ouviu um tiroteio:
— Vi um veículo blindado e ouvi tiros de armas automáticas. E depois o veículo acidentado, que transportava o que provavelmente era uma arma antiaérea.
Ele viu o momento em que o automóvel foi arrastado por um tanque, de forma intencional, afirma.
— Dois blindados circulavam pela rua e um deles mudou deliberadamente de faixa quando apareceu o veículo civil — conta.
Após o episódio, outras pessoas se reuniram para tentar retirar uma pessoa de dentro do veículo atropelado. Preso às ferragens e ainda com vida, o homem mexia a cabeça e um dos braços, mas seu estado de saúde é desconhecido.
O ministério ucraniano da Defesa afirmou que a batida foi provocada por um "grupo inimigo de reconhecimento e sabotagem". Forças russas chegaram na quinta-feira (24) aos arredores de Kiev, quando vários helicópteros com tropas atacaram o aeroporto militar de Gostomel, perto de Obolonsky.
O Estado-Maior das Forças Armadas ucranianas, no entanto, afirmou nesta sexta-feira que controla o aeroporto militar de Gostomel, onde as tropas russas entraram na véspera. A AFP não conseguiu confirmar a informação com fontes independentes.