O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, no arquipélago das Canárias, entrou em erupção neste domingo (19) após dias de intensa vigilância devido à sua atividade sísmica, anunciaram as autoridades locais.
— A erupção começou na área de Cabeza de Vaca, em El Paso — informou o governo local da ilha em sua conta no Twitter, que começou a evacuar as áreas habitadas próximas ao vulcão.
O vulcão expeliu grandes colunas de fumaça, cinzas e lava, de acordo com as primeiras imagens transmitidas ao vivo pela televisão pública espanhola por volta das 16h30min (11h30min, horário de Brasília).
O Cumbre Vieja ficou em alto nível de alerta por uma semana devido ao aumento da atividade sísmica na ilha. O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, viajará neste domingo para a ilha de La Palma, anunciou seu gabinete.
— Diante da situação gerada na ilha de La Palma, o presidente do Governo adiou a viagem prevista para hoje (a Nova York, para participar da Assembleia Geral da ONU), e se deslocará às Canárias para acompanhar a evolução dos acontecimentos — informou o serviço de imprensa do governo espanhol em um comunicado.
Desde sábado (18), o Instituto de Vulcanologia das Ilhas Canárias registrou milhares de terremotos de baixa intensidade, até o nível 4 da escala Richter, na área do vulcão. A última erupção do Cumbre Vieja ocorreu em 1971. O arquipélago espanhol das Ilhas Canárias teve sua última erupção em 2011, desta vez debaixo d'água, na ilha de El Hierro.