A Coreia do Norte testou um novo modelo de "míssil de cruzeiro de longo alcance", anunciou nesta segunda-feira (13) a agência estatal de notícias, que o chamou de "arma estratégica de grande importância". O ato provocou críticas dos Estados Unidos e dos países vizinhos.
Os lançamentos de testes aconteceram no sábado (11) e no domingo (12) e foram supervisionados por altos funcionários do regime, informou a Agência Central de Notícias da Coreia do Norte (KCNA).
Imagens publicadas pelo jornal Rodong Sinmun mostram o momento em que um míssil saiu de um dos cinco tubos em um veículo de lançamento em meio a uma bola de fogo, assim como um míssil em voo horizontal.
Analistas destacaram que a arma representa um avanço importante na tecnologia bélica norte-coreana, que aumenta a capacidade de evitar os sistemas de defesa.
Os mísseis voaram 7.58 segundos sobre a Coreia do Norte e suas águas territoriais, atingindo alvos a 1,5 mil quilômetros de distância, acrescentou a KCNA.
A agência chamou o míssil de "uma arma estratégica de grande significado". Também afirmou que "a eficiência e a funcionalidade da operação do sistema de armas foram confirmadas como excelentes".
Ainda segundo a agência, o desenvolvimento do sistema de mísseis tem "importância estratégica", dando à Coreia do Norte "outro meio de dissuasão" para se proteger e "conter fortemente as manobras militares das forças hostis".