O Vaticano puniu um arcebispo polonês aposentado por encobrir abusos sexuais de menores disse neste sábado (21) a arquidiocese de Breslavia, onde ele trabalhou. O caso contra Marian Golebiewski, 83 anos, é o mais recente de uma série de escândalos de abusos sexuais que impactou a Igreja Católica na Polônia.
Após investigar "suposta negligência (...) em casos de abuso sexual a menores por parte de alguns padres", o Vaticano decidiu vetar o religioso dos serviços públicos e ordenar que faça doações para uma fundação católica de proteção de menores, informou a arquidiocese em um comunicado.
A negligência ocorreu quando o afetado era bispo de Koszalin-Kolobrzeg, entre 1996 e 2004, e quando se tornou arcebispo de Breslavia entre 2004-2013, acrescentou a arquidiocese.
A Igreja, que conserva uma importante influência política na Polônia, foi afetada por vários escândalos de abusos. Desde o ano passado, o Vaticano puniu outros sete bispos poloneses acusados de acobertarem abusos, e também um cardeal.