O Uzbequistão advertiu nesta terça-feira (17) contra qualquer tentativa de violação de sua fronteira com o Afeganistão, uma questão crucial que está sendo tratada nas negociações com os talibãs.
"A parte uzbeque mantém contatos estreitos com o movimento talibã para garantir a segurança da fronteira e manter a calma na região da fronteira", explicou o Ministério uzbeque das Relações Exteriores, em um comunicado.
"Também declaramos, de maneira inequívoca, que qualquer tentativa de violar as fronteiras nacionais será firmemente reprimida", acrescentou.
O Uzbequistão estabeleceu contatos com os talibãs antes que eles recuperassem o poder no Afeganistão, para evitar que os problemas se estendam para seu território. Suas representações em Cabul e Mazar-i-Sharif (norte do Afeganistão) continuam em operação.
O Uzbequistão também pediu a "formação de um governo inclusivo" no Afeganistão e uma "transição pacífica de poder baseada no consenso".
Esta ex-república soviética da Ásia Central quer, acima de tudo, evitar o surgimento de grupos armados inspirados, ou apoiados, por islamistas afegãos, como aconteceu no final dos anos 1990 e 2000.
No início de agosto, os exércitos russo e uzbeque fizeram exercícios militares conjuntos "antiterroristas" na fronteira afegã.
* AFP