A operação de retirada do Reino Unido no Afeganistão vai terminar em "algumas horas", antes da data-limite de 31 de agosto para a saída das tropas dos Estados Unidos, anunciou o ministro da Defesa britânico, Ben Wallace.
— Agora vamos tratar dos casos de pessoas que trouxemos conosco, as mil pessoas dentro do aeroporto, e tentaremos continuar a encontrar algumas pessoas entre a multidão, mas a operação principal acabou e restam apenas algumas horas — disse Wallace ao canal Sky News.
O ministro explicou que o Reino Unido fechou o Baron Hotel, para onde eram enviadas pessoas que poderiam ser transportadas. Ele também citou o fechamento do local que processava os pedidos asilo, assim como de Abbey Gate, um dos três pontos de acesso ao aeroporto de Cabul, onde na quinta-feira aconteceu um dos atentados reivindicados pelo grupo Estado Islâmico (EI).
Quase 14 mil cidadãos britânicos e afegãos foram resgatados em agosto, anunciou Wallace, antes de lamentar que "a triste realidade é que nem todos poderão ser retirados".
Entrevistado mais tarde pela rádio LBC, o ministro calculou que até 150 britânicos e entre 800 e 1.100 afegãos com direito a participar no programa de afegãos contratados localmente não serão retirados do país.
O Reino Unido pretende receber 20 mil refugiados afegãos nos próximos anos, explicou.
O jornal The Times afirmou que documentos com as identidades de sete afegãos que ajudaram o Reino Unido ficaram jogados no chão da embaixada britânica. Questionado a respeito, o ministro afirmou que todo o possível foi feito para destruir material sensível antes da saída e prometeu "investigar a fundo o assunto para entender" o que aconteceu.
Ben Wallace destacou que o atentado sangrento no aeroporto de Cabul, que matou dezenas de pessoas, incluindo 13 soldados americanos, "não acelerou" a saída dos britânicos do país.
— Fechamos o Baron Hotel no horário previsto. A explosão foi algo horrível, mas não acelerou nossa saída — disse. — A ameaça vai evidentemente aumentar com a aproximação da retirada definitiva — completou.
Quase mil soldados britânicos foram mobilizados em Cabul para a missão de retirada.