![Oscar Del Pozo / AFP Oscar Del Pozo / AFP](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/8/3/6/9/5/3_67eccb2059de3a2/359638_d8d0e2d412450af.jpg?w=700)
Três jovens foram presos na Espanha, nesta terça-feira (6), pela morte e espancamento de um homossexual em La Coruña, crime que desencadeou manifestações contrárias. Segundo a imprensa espanhola, Samuel Luiz Muñiz, de 24 anos, nasceu no Brasil e se mudou para a Europa com um ano de idade. Ele morreu no último sábado (3).
"Três jovens de entre 20 e 25 anos foram detidos, moradores de La Coruña, como supostos autores da agressão violenta que acabou com a vida de Samuel Luiz", escreveu a polícia espanhola na sua conta do Twitter.
"A investigação continua aberta até o total esclarecimento dos fatos. Não se descartam mais prisões nas próximas horas", acrescentou.
Samuel, um auxiliar de enfermaria de 24 anos, foi encontrado inconsciente perto de uma casa de festas de La Coruña (Galicia, noroeste) depois de ser agredido.
Os serviços de socorro não conseguiram reanimá-lo após o espancamento, e ele morreu no sábado.
O crime gerou grande manifestação em Madri na segunda-feira (5), onde milhares de jovens se reuniram na Porta do Sol contra a homofobia.
Na segunda-feira, o ministro espanhol do Interior, Fernando Grande-Marlaska, disse que "nenhuma hipótese está excluída, nem o crime de ódio ou qualquer outro".