O fenômeno Elsa ganhou status de furacão nesta terça-feira (6) enquanto avança rumo à costa do estado da Flórida, nos Estados Unidos. Em alerta, a cidade de Surfside luta contra o tempo em busca de vítimas do desabamento de um prédio, que já deixou 36 mortos.
Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC), o fenômeno deve tocar a costa oeste da Flórida até a manhã desta quarta-feira (7), antes de seguir pelo sudeste americano no dia seguinte. Conforme o órgão, o furacão se encontra "com fortes chuvas e rajadas de vento que se espandiam até terra firme ao longo do sudoeste e centro-oeste da Flórida.
O aeroporto de Tampa anunciou a suspensão dos voos comerciais das 17h locais até pelo menos 10h da manhã desta quarta-feira.
— Pedimos aos habitantes da Flórida que comecem seus preparativos. Isso inclui a possibilidade de ficar sem luz por alguns dias. Tenham comida e água suficientes para cada membro de sua família, inclusive animais de estimação — declarou a vice-governadora da Flórida, Jeanette Nuñez.
— Se houver ordens de evacuação na sua área, é para sua própria segurança, os condados abrirão centros de abrigo de emergência — acrescentou.
A passagem de Elsa pela Flórida ocorre menos de duas semanas após a tragédia de Surfside, uma cidade a cerca de 20 km do centro de Miami, onde um bloco residencial de 12 andares desabou parcialmente na madrugada de 24 de junho por causas que ainda estão sendo investigadas.