Dados sobre mais de 500 milhões de usuários do Facebook foram postados em um fórum de hackers, noticiou a revista Business Insider neste sábado (3), confirmando informações de um especialista em crime cibernético. O vazamento, ocorrido em 2019, incluía endereços de e-mail e números de telefone dos usuários.
— Os registros de 533 milhões de contas do Facebook acabam de ser divulgados gratuitamente— tuitou Alon Gal, diretor técnico da agência de crimes cibernéticos Hudson Rock, criticando a "negligência total" do Facebook.
A Business Insider diz que conseguiu verificar que alguns números de telefone vazados ainda pertenciam aos proprietários das contas afetadas do Facebook.
— São dados antigos, cujo vazamento já havia sido relatado na mídia em 2019. Encontramos e corrigimos esse problema em agosto de 2019 — disse um porta-voz do Facebook à AFP.
Esses dados incluem número de telefone, nome completo, data de nascimento e, para algumas contas, endereço de e-mail, de acordo com a Business Insider.
Pessoas mal-intencionadas "certamente usarão essas informações para golpes, pirataria e marketing", disse o especialista em crimes cibernéticos.
Esta não é a primeira vez que dados de milhões de usuários da principal rede social são disponibilizados on-line.
Revelado em 2018, o escândalo Cambridge Analytica, uma empresa britânica que capturou os dados pessoais de dezenas de milhões de usuários do Facebook para fins de propaganda política, manchou a reputação da rede social quanto à privacidade de dados.