Uma tempestade de neve atingiu a costa leste dos Estados Unidos durante a madrugada desta quinta-feira (17), em plena campanha de vacinação na região para enfrentar a pandemia de coronavírus. A tempestade de inverno, que afeta Nova York, Pensilvânia e outros Estados, deixou até o momento quase 30 centímetros de neve acumulada, a uma semana antes do Natal.
Se a previsão meteorológica acertar, a cidade de Nova York enfrentará a maior quantidade de neve em mais de quatro anos, depois de registrar mais de 60 centímetros em janeiro de 2016.
Autoridades dos Estados de Nova York e da Pensilvânia anunciaram que estão preparadas para enfrentar a tempestade e garantir as entregas de vacina de acordo com o previsto. Veículos de limpeza foram mobilizados para manter os caminhos livres. As empresas de entrega FedEx e UPS, responsáveis por distribuir as vacinas, também anunciaram medidas para superar os efeitos da tempestade.
O Serviço de Meteorologia Nacional (NWS) indicou que a neve pode superar 60 centímetros em algumas localidades e que há muitas probabilidades de que "esta grande tempestade de inverno tenha impactos significativos, incluindo interrupções nas viagens e cortes de energia".
Centenas de escolas fecharam as portas e retomaram as aulas à distância que predominaram durante a pandemia. As companhias aéreas também cancelaram centenas de voos.