A vacina contra a covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca e a universidade britânica de Oxford foi a primeira cujos ensaios foram avaliados por uma revista científica, The Lancet, nesta terça-feira (8).
A publicação desses resultados, examinados por um comitê de cientistas independentes, confirma que essa vacina é 70% eficaz, de acordo com o que a AstraZeneca anunciou em 23 de novembro.
A vacina da AstraZeneca é uma das três mais avançadas, desenvolvida em menos de um ano após o surgimento do coronavírus na China.
As outras duas vacinas são as do laboratório americano Moderna e a da aliança Pfizer/BioNTech (Alemanha e Estados Unidos), com a qual o Reino Unido já começou sua campanha de vacinação nesta terça-feira.
Moderna e Pfizer/BioNTech afirmam que seus produtos têm uma eficácia respectivamente de 94,1% e 95%. Seus resultados ainda não foram publicados por uma revista científica, mas foram transmitidos às distintas agências de medicamentos encarregadas de examinar as demandas de comercialização.
* AFP