Araceli Rosario Hidalgo Sánchez, de 96 anos, residente em uma casa de repouso de Guadalajara, região central da Espanha, se tornou neste domingo (27) a primeira pessoa do país a ser vacinada contra a covid-19.
— Não senti nada — disse, sorridente, a idosa após receber a injeção e caminhar com a ajuda de um andador.
Depois de Araceli, a segunda vacinada foi Mónica Tapias, funcionária do mesmo asilo.
A casa de repouso Los Olmos, de Guadalajara, foi escolhida para iniciar a vacinação na Espanha por sua proximidade com um centro de armazenamento do laboratório norte-americano Pfizer. As vacinas chegaram no sábado (26), procedentes de uma fábrica do grupo farmacêutico na Bélgica.
O local também foi escolhido porque não registra nenhum caso positivo de covid-19 no momento. As autoridades espanholas esperam vacinar até junho entre 15 e 20 milhões de pessoas, de uma população de 47 milhões.
A Espanha foi um dos países da Europa mais afetados pela pandemia, com 50 mil mortes e mais de 1,8 milhão de casos, segundo o ministério da Saúde.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou na segunda-feira (22) a vacina contra o coronavírus da Pfizer e do laboratório alemão BioNTech e os 27 Estados membros da União Europeia (UE) iniciam a vacinação neste domingo.