Uma festa rave com mais de 1,5 mil pessoas em botes foi interrompida pela polícia em Berlim, capital da Alemanha, no domingo (31). O evento, que aconteceu no canal Landwehr, foi a primeira grande festa depois de a prefeitura da cidade relaxar as restrições a encontros públicos no país.
Entretanto, entre as orientações, estavam o uso obrigatório de máscaras e o respeito ao distanciamento social de no mínimo dois metros, o que não foi cumprido. Com isso, a polícia foi ao local para interromper os festejos, o que foi prontamente atendido pelos organizadores.
De acordo com o jornal Berliner Zeitung, a ideia inicial dos organizadores era também protestar contra a falta de incentivos para artistas que perderam sua renda com a pandemia de coronavírus. Os organizadores, que convocaram a manifestação por meio de uma página no Facebook chamada "Rebelião de Sonhadores", esperavam cerca de cem pessoas, mas apareceram 15 vezes mais.
— As pessoas não podem perder a consciência da situação atual. Estamos caminhando em uma linha tênue — afirmou uma porta-voz do Ministério do Interior da Alemanha ao Berliner Zeitung.
A Alemanha tem 183.594 casos confirmados de coronavírus e 8.555 mortes, mas a curva está descendente desde meados de abril, o que levou as autoridades a diminuírem as restrições às atividades, liberando, por exemplo, jogos de futebol sem torcida.