Um vídeo com centenas de pessoas tomando coquetéis e aproveitando o sol em uma piscina no Missouri, nos Estados Unidos, foi visto mais de 16 milhões de vezes desde sábado, aumentando os temores de um retorno excessivamente apressado à normalidade em meio à pandemia de COVID-19.
A festa foi no sábado, em um bar-restaurante às margens do Lago de Ozarks, nas montanhas de mesmo nome, no centro do país.
"Não há preocupação com a COVID-19 no lago de Ozarks", tuitou Scott Pasmore, jornalista de TV, enquanto filmava centenas de pessoas aglomeradas dentro e ao redor da piscina.
O estado do Missouri suspendeu parte das restrições a reuniões, bares e restaurantes em 4 de maio, mas as instruções obrigatórias para distanciamento físico não foram respeitadas neste caso.
O Missouri é um dos estados menos afetados pelo coronavírus, com 12.000 casos e 681 mortes, segundo dados oficiais. O condado de Miller, onde está localizado o bar, só registrou quatro infecções desde o início da epidemia.
Mas a situação continua preocupante nos Estados Unidos, onde o levantamento das restrições para conter o surto começaram em todos os 50 estados, apesar de o vírus continuar ativo em várias regiões.
Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia, tanto em número de casos (1.653.390) quanto em óbitos (97.940).
* AFP