Pelo menos oito pessoas morreram na noite desta quarta-feira em dois tiroteios na cidade alemã de Hanau, perto de Frankfurt, na Alemanha, segundo informações da polícia do país.
— De acordo com os elementos mais recentes dos quais temos evidências, a polícia pode afirmar que oito pessoas foram mortas — disse um porta-voz.
Inicialmente, as autoridades divulgaram que pelo menos seis pessoas tinham sido atingidas pelos disparos, acrescentando que não há informações sobre a autoria da agressão, se teria sido cometida por um ou mais atiradores.
O autor ou autores dos tiros, que segundo a imprensa tinham como alvo bares de narguilé, fugiram em seguida, acrescentou a polícia, que mobilizou uma busca "em grande escala".
Um importante dispositivo policial foi mobilizado na cidade, localizada a cerca de 20 km de Frankfurt, segundo as autoridades.
O primeiro ataque foi contra um bar de narguilé no centro desta cidade, com cerca de 90 mil habitantes. Segundo a polícia, pelo menos uma pessoa ficou gravemente ferida. Várias testemunhas, citadas pela imprensa local, disseram ter ouvido cerca de dez tiros.
Os responsáveis pela ação deixaram o local de carro e, segundo a polícia, foram à praça Kurt-Schumacher, no distrito de Kesselstadt. Neste local ocorreu o segundo tiroteio, que deixou "pelo menos cinco feridos graves" de acordo com os dados preliminares das autoridades.
A imprensa local divulgou que três pessoas foram mortas em frente do primeiro bar e cinco diante do segundo.
País é alvo de ataques de extremistas
Nos últimos anos, a Alemanha foi alvo de vários ataques de extremistas, um dos quais matou 12 pessoas em Berlim em dezembro de 2016. Mas o que mais preocupa as autoridades alemãs é a ameaça de terrorismo de extrema direita, especialmente desde o assassinato em junho passado de um deputado alemão partido da chanceler Angela Merkel favorável a migrantes.
Na sexta-feira passada, 12 membros de um grupo de extrema direita foram presos como parte de uma investigação antiterrorista. Acredita-se que eles planejaram ataques em larga escala contra mesquitas, inspirados nos atentados de Christchurch, na Nova Zelândia.
Em outubro, um homem ligado à extrema direita tentou atacar uma sinagoga em Halle. Como não conseguiu entrar no edifício religioso onde os fiéis haviam se entrincheirado, atirou em um transeunte e no cliente de um restaurante de kebab, transmitindo toda a ação ao vivo pela internet.
Em Dresden, oito neonazistas foram julgados por quase cinco meses por planejar ataques contra estrangeiros e políticos.