O ex-presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, um herói da independência do país, morreu nesta sexta-feira, aos 95 anos. Ele comandou a nação por 37 anos, entre 1980 e 2017.
"Com profunda tristeza, anuncio a morte do pai fundador e ex-presidente do Zimbábue, comandante Robert Mugabe", anunciou o atual chefe de Estado, Emmerson Mnangagwa, em um tweet na sexta-feira.
"O comandante Mugabe era um ícone da libertação, um pan-africano que dedicou sua vida à emancipação [...] de seu povo. Sua contribuição para a história de nossa nação e nosso continente nunca será esquecida. Que sua alma descanse. em paz ", acrescentou o presidente.
"Uma nuvem negra envolveu o Zimbábue e além", reagiu um ex-ministro de Mugabe, Jonathan Moyo, após o anúncio da morte do ex-presidente. "Um dia sombrio", twittou o porta-voz Jealousy Mawarire.
37 anos no poder
Robert Mugabe tomou as rédeas da antiga Rodésia, após sua independência, em 1980. Durante seus 37 anos no poder, um dos mais longos do continente africano, ele deixou de ser um herói da independência e amigo do Ocidente para um tirano, o que causou o colapso econômico no país.
Recebido como libertador em 1980, sua política de reconciliação em nome da unidade do país lhe rendeu elogios gerais, especialmente em capitais estrangeiras. Mas rapidamente, o herói mostrou uma mão dura com seus oponentes.
Seus abusos contra a oposição, fraudes eleitorais e especialmente sua violenta reforma agrária lançada em 2000 receberam as sentenças do Ocidente. O "camarada Bob", como era chamado, foi gradualmente abandonado pelos fiéis ao seu regime.
No final de 2017, após um golpe de estado do exército apoiado por seu partido (Zanu-PF), o então chefe de Estado mais antigo do planeta foi forçado a renunciar. Ele deixou um país em profunda crise econômica que continua a piorar.
Ele foi substituído por seu ex-vice-presidente, Emmerson Mnangagwa, a quem havia demitido pouco antes.
Desde sua renúncia, com saúde frágil, Mugabe fez poucas aparições públicas. Nos últimos anos, ele sofreu mais do que um tropeço e algumas quedas em público. Segundo a imprensa local, ele teve inúmeras entradas médicas em Cingapura, onde viajava regularmente há vários anos.