Cerca de 20 milhões de pessoas acompanharam o episódio final da série "Game of Thrones" nos Estados Unidos, um recorde para emissora HBO, que divulgou os números da audiência nesta segunda-feira (20).
Do total dos 19,3 milhões de espectadores, 13,6 assistiram à saga ao vivo às 21H00 da costa leste dos Estados Unidos (22H00 de Brasília), também um recorde que antes pertencia à série "Sopranos" (13,4 milhões em 2002).
"A temporada 8 de 'Game of Thrones' teve uma média 44,2 milhões de espectadores por episódio em audiência bruta, o que supõe um aumento de mais de 10 milhões de espectadores em relação à temporada 7", informou a HBO através de um comunicado.
O último episódio de "Game of Thrones" quebrou um recorde que a própria série havia registrado na semana anterior com 18,4 milhões de espectadores.
A marca está muito longe da estabelecida pela comédia M*A*S*H, que registrou uma audiência de 106 milhões em seu último capítulo em fevereiro de 1983, a maior já obtida por uma série de TV.
O final desta produção medieval-fantástica de muito sucesso em todo planeta, que conta a história de famílias que lutam para reinar no mundo fictício de Westeros, foi duramente criticado por fã e especialistas.
O site Rotten Tomatoes, que apresenta a média das críticas nos Estados Unidos, avaliou o último episódio, chamado "O Trono de Ferro", em 56% aprovação.
A oitava temporada recebeu 69%, bem longe dos mais de 90% de aceitação (em média) das sete temporadas anteriores.
* AFP