As igrejas católicas do Sri Lanka celebrarão missas públicas no próximo domingo, sob fortes medidas de segurança, duas semanas depois dos violentos atentados da Páscoa que mataram 253 pessoas, anunciou nesta terça-feira o cardeal Malcolm Ranjith.
A Igreja católica deseja garantir a segurança antes do retorno das missas diárias, e acompanha de perto as investigações do governo sobre os atentados, cometidos contra três igrejas e três hotéis de luxo, afirmou o arcebispo de Colombo.
"Em 5 de maio vamos retomar as missas. Mas começaremos com um número reduzido de missas y veremos se podemos aumentar o número aos poucos, em função do desenvolvimento da situação", disse o religioso à AFP.
Uma fonte da Igreja católica local afirmou na semana passada que os templos permaneceriam fechados e todas as cerimônias públicas estavam canceladas, seguindo as recomendações das forças de segurança, ante o temor de uma repetição do massacre de 21 de abril.
No domingo passado, uma semana após os atentados, o cardeal Ranjith oficiou uma missa privada transmitida ao vivo pela televisão.
* AFP