O ex-primeiro-ministro da Malásia Najib Razak se declarou inocente nesta quarta-feira de todas as acusações apresentadas no início de seu julgamento pelo desvio de bilhões de dólares do fundo de investimentos 1MDB.
Ao chegar ao tribunal de Kuala Lumpur, Najib Razak, 65 anos, afirmou que é inocente das sete acusações que enfrenta neste processo de corrupção e lavagem de dinheiro.
Razak e seus aliados são acusados de utilizar milhões de dólares do 1MDB, um fundo de investimentos destinado ao desenvolvimento da economia do país, para gastos pessoais como a compra de propriedades de luxo, obras de arte e até um iate.
Este é o primeiro julgamento sobre o "saque" ao 1MDB e provavelmente acontecerão outros, já que investigações foram abertas nos Estados Unidos, Suíça e França.
O escândalo, que afetou entre outras entidades o banco americano Goldman Sachs, suspeito de ter contribuído para os desvios de fundos, foi crucial para a derrota de Razak nas eleições de maio de 2018.
A coalizão, que governava o país há seis décadas, perdeu o poder para Mahathir Mohamad - ex-mentor de Najib Razak -, que capitalizou a indignação dos eleitores.
* AFP