O papa Francisco recebeu, nesta quarta-feira (2), artistas do Circo de Cuba na sua primeira audiência pública de 2019 no Vaticano. O líder da Igreja Católica saudou a "beleza" do espetáculo artístico e mostrou habilidade com uma bola de futebol, equilibrando-a e girando-a com os dedos.
Em sua mensagem de Ano-Novo, Francisco fez uma referência direta à política. O tema do Dia Mundial da Paz, 1º de janeiro, foi "a boa política deve estar a serviço da paz".
— Nós não achamos que a política é reservada apenas para os governantes. Somos todos responsáveis pela vida da cidade, pelo bem comum, e a política é boa na medida em que cada um contribui com sua parte para o serviço da paz — afirmou na terça-feira.
O Papa viajará para os Emirados Árabes Unidos no início de fevereiro, na primeira visita de um chefe da Igreja Católica à península arábica. Uma viagem ao Iraque tinha sido mencionada para esta ocasião. Entretanto, a Santa Sé afirma que não existem condições para isso.
— Uma viagem como essa necessita um mínimo de condições que não estão reunidas atualmente. O problema do terrorismo não foi resolvido — disse o cardeal Pietro Parolin, responsável pela agenda de Francisco.