![SAUL LOEB / AFP SAUL LOEB / AFP](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/24918353.jpg?w=700)
Um impasse trancou a votação do Orçamento dos EUA nesta sexta-feira (21), data final para a aprovação das receitas e despesas do governo e, com isso, o governo ficará parcialmente paralisado — órgãos públicos vão fechar, como parques nacionais, consulados e instituições governamentais — e funcionários federais devem ficar sem receber salários no Natal. As informações foram divulgadas pelo jornal Washington Post no final da noite desta sexta-feira (21). Por volta da meia-noite , cerca de 3h pelo horário de Brasília,o fechamento dos serviços iniciou oficialmente. Esta é a terceira vez que acontece paralisação parcial no país.
O impasse foi causado pela exigência do presidente Donald Trump de votar o financiamento de obras do muro que separa os Estados Unidos do México. "Os democratas, de cujos votos precisamos no Senado, provavelmente votarão contra a Segurança da Fronteira e contra o Muro, embora saibam que é desesperadamente necessário', afirmou Trump no Twitter. Os democratas, que são minoria no Senado, se negam a aprovar qualquer medida. O custo do muro é estimado em U$$ 5 bilhões.
As negociações no Congresso norte-americano serão retomadas depois das 12h deste sábado (22) , 15h pelo horário de Brasília. O orçamento precisará da aprovação de 60 senadores.