As autoridades investigam o desaparecimento de uma pequena ilha no norte do Japão. O pedaço de terra, conhecido como Esambe Hanakita Kojima, foi oficialmente registrado pela Guarda Costeira japonesa em 1987.
A ilha estava 1,4 metro acima do nível do mar e era visível do ponto mais setentrional da grande ilha de Hokkaido, no norte do país. Nos últimos meses, entretanto, o pedaço de terra parece ter sido tragado pelas águas.
— É possível que pequenas ilhas acabem sendo erodidas pelo mar. Um desaparecimento como este pode afetar um pouco a dimensão das águas territoriais japonesas — afirmou um oficial da Guarda Costeira à AFP.
O país investe na proteção de pequenas ilhas. Isso por que o Japão disputa com a China, a Rússia e a Coreia do Sul a soberania desses territórios, para exploração marítima.
Não é sempre, entretanto, que o Japão perde territórios no mar. Em 2015, uma faixa de 300 m de terra emergiu da água e apareceu na costa de Hokkaido. Em 2013, uma ilha vulcânica apareceu a cerca de mil quilômetros ao sul de Tóquio, se uniu a outra ilha e manteve uma contínua expansão.