Começa nesta segunda-feira (5), em Nova York, nos Estados Unidos, o julgamento do ex-chefe do maior cartel de tráfico de drogas do mundo, Joaquín "El Chapo" Guzmán. O mexicano é acusado de liderar entre 1989 e 2014 o cartel de Sinaloa.
Durante o processo, que pode se estender durante mais de quatro meses, o júri deve decidir se El Chapo, de 61 anos, considerado o maior traficante do mundo depois da morte do colombiano Pablo Escobar, é culpado ou não de 11 crimes de tráfico e distribuição de drogas, posse de armas e lavagem de dinheiro.
Ex-chefe do cartel de Sinaloa, "El Chapo" foi preso em 8 de janeiro de 2016, seis meses depois de sua fuga cinematográfica da penitenciária de segurança máxima Altiplano I, na qual usou um túnel de 1,5 quilômetro. Ele chegou a ser considerado o segundo homem mais procurado do mundo, atrás apenas do fundador da Al Qaeda, Osama bin Laden.
A extradição do criminosos foi autorizada, ainda em 2016, após os Estados Unidos apresentarem garantias de que ele não seria condenado à morte, o que não é permitido na legislação mexicana. Sua condenação pode acarretar prisão perpétua.