As 189 pessoas a bordo de um Boeing 737 da companhia indonésia Lion Air, que caiu nesta segunda-feira (29) no mar depois de decolar de Jacarta, estão "provavelmente" mortas, anunciaram as equipes de resgate.
Foram encontrados "pedaços de corpos que não estavam intactos, e isto aconteceu há várias horas, portanto é provável que as 189 pessoas estejam mortas", afirmou Bambang Suryo Aji, diretor de operações dos serviços de regate da Indonésia.
A aeronave, um Boeing 737 MAX da companhia de baixo custo Lion Air, pediu para retornar ao aeroporto da capital indonésia pouco antes de perder contato com a torre de controle aéreo, às 6h30min (20h30min de Brasília, domingo). O avião seguia para Pangkal Pinang, uma cidade da ilha de Bangka, perto de Sumatra.
— O avião caiu no mar — declarou Yusuf Latif, porta-voz da agência responsável pelas buscas.
O presidente da companhia aérea, Edward Sirait, informou que o Boeing havia passado por reparos após um problema técnico recentemente.
— O avião foi consertado na ilha de Bali e depois voou para Jacarta — declarou Sirait. — Os técnicos em Jacarta receberam um aviso e fizeram um reparo antes da decolagem para Pangkal Pinai — completou.
Sindu Rahayu, diretor geral da aviação civil no ministério dos Transportes, anunciou em outro comunicado que o avião transportava 178 passageiros adultos, uma criança e dois bebês, além de dois pilotos e seis integrantes da tripulação. As autoridades não informaram se havia estrangeiros a bordo.
— O avião solicitou para voltar a sua base antes de desaparecer dos radares — declarou Rahayu.
O portal de acompanhamento de voos Flightradar mostra em um mapa a trajetória do Boeing 737 Max 8, que, depois de decolar no sentido sudoeste, gira para o sul e depois para o nordeste, antes de parar bruscamente sobre o mar de Java.
Imagens dos destroços do avião e de pedaços de telefones celulares foram publicadas no Twitter pelo porta-voz da agência de gestão de catástrofes, Sutopo Purwo Nugroho. Famílias desesperadas aguardavam informações no aeroporto de Pangkal Pinang.