O ator, diretor e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger se juntou a legião de democratas e republicanos que têm criticado fortemente as declarações de Donald Trump na coletiva de imprensa após reunião com o presidente russo Vladimir Putin, na segunda-feira (16).
Em vídeo publicado no Instagram e do Twitter, Schwarzenegger classifica como "vergonhosa" a postura do líder americano.
— Presidente Trump, eu acabei de ver sua coletiva de imprensa com o presidente Putin e foi vergonhoso. Você ficou lá como um menino fanático. Eu fiquei me perguntando: quando que ele vai pedir um autógrafo, uma selfie ou algo do tipo? — disse.
Republicano como Trump, Schwarzenegger se mostrou ofendido com a atuação do presidente americano:
— Você literalmente ofendeu nossa inteligência, nossa comunidade, nosso sistema de justiça e, pior do que tudo, nosso país. Você é o presidente dos Estados Unidos, você não deveria fazer isso. O que há de errado com você?
Para finalizar, o ator relembrou, com orgulho, a postura de outros líderes:
— O que aconteceu com as fortes palavras e com a força de Ronald Reagan, que ficou em frente ao Muro de Berlin e disse: "Gorbachev, derrube esse muro".
Além do ex-governador da Califórnia, outros políticos se manifestaram criticando a postura de Trump. Para o senador republicano John McCain, "a entrevista coletiva em Helsinque é um dos desempenhos mais vergonhosos de um presidente americano que podemos lembrar".
— Nenhum presidente anteriormente se humilhou de forma mais abjeta diante de um tirano" —afirmou McCain.
O legislador democrata Jimmy Gomez foi além e afirmou que Trump chegou ao limite da "traição".
— Aliar-se com Putin contra os serviços americanos de inteligência é asqueroso; mas não defender os Estados Unidos está à beira da traição. Todos os americanos deveriam estar preocupados —apontou.