Diante do escândalo de crianças imigrantes separadas dos pais em celas na cidade de McAllen, nos Estados Unidos, a ONU fez uma rara crítica ao governo norte-americano. Guterres afirmou nesta segunda-feira (18) que as crianças imigrantes não devem ser separadas de suas famílias na fronteira entre os Estados Unidos e o México.
— As crianças não podem ser traumatizadas sendo separadas de seus pais. É preciso preservar a unidade familiar — afirmou o porta-voz da direção da ONU, Stephane Dujarric.
Mais cedo, o presidente norte-americano Donald Trump assegurou que seu país não quer viver a mesma situação da Europa em função da entrada em massa de imigrantes, um gesto que classificou como "um grande erro".
— Os Estados Unidos não serão um campo de imigrantes, e não serão um complexo para manter refugiados. (Foi um) grande erro cometido em toda a Europa ao permitir a entrada de milhões de pessoas que mudaram sua cultura de forma tão forte e violenta — afirmou Trump, voltando a responsabilizar os legisladores democratas por uma legislação que considera "horrível".
Trump também assegurou que o país não se converterá em um campo de migrantes, em uma dramática confirmação de sua política de tolerância zero em relação à migração clandestina.
Neste domingo, repórteres e deputados democratas foram autorizados a entrar em Ursula, que fica na cidade de McAllen, no Texas. É um local de permanência de imigrantes ilegais conhecido em espanhol como La Perrera ("O Canil"). O Departamento de Imigração liberou várias imagens deste local às agências de notícias.
A ex-primeira-dama Laura Bush comparou o local aos campos de concentração usados por japoneses e americanos durante a Segunda Guerra Mundial. O deputado Peter Welch afirmou, no Twitter, que o local "não deve nada para uma prisão".
Em Ursula, 1,1 mil imigrantes ilegais esperam para que a sua situação seja resolvida, de acordo com o Departamento de Imigração dos EUA. Eles foram separados em três alas: crianças desacompanhadas, pais com crianças e adultos sozinhos. Cerca de 200 crianças desacompanhadas estão no local.