A artilharia e a aviação israelenses responderam nesta quinta-feira (7) a disparos de projéteis da Faixa de Gaza, dos quais um caiu em Israel. Segundo o Exército de Israel, outros dois foguetes aterrissaram no território palestino vizinho ao sul do país.
Os disparos de um tanque e um avião israelenses apontaram para "dois postos militares" em Gaza, detalharam as Forças Armadas, que consideraram o Hamas como responsável pelos ataques contra Israel a partir da Faixa de Gaza.
A ofensiva aconteceu em um contexto de forte tensão, após a decisão dos Estados Unidos de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. Movimento islamita palestino que controla a Faixa de Gaza, o Hamas convocou uma "nova Intifada" para denunciar a decisão do presidente americano, Donald Trump.
Israel e Hamas observam um frágil cessar-fogo desde o final da guerra de 2014, a terceira desde que o movimento islamita tomou o poder em Gaza em 2007. A trégua costuma ser interrompida por esporádicos lançamentos de foguetes procedentes de Gaza e atribuídos, com frequência, aos grupos salafistas.
* AFP