O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) elevou o furacão José da categoria dois para a três na escala de Saffir-Simpson. Há apenas algumas horas, ele estava no nível um, o mais baixo. A previsão é de que o fenômeno cause rajadas de vento de 195 km/h no Caribe, que enfrenta agora a força do Irma e também sofre os efeitos de um terceiro furacão, o Katia.
Conforme a instituição, José se move a 30 km/h. O último boletim do Serviço Nacional de Meteorologia, publicado por volta das 18h30min (horário de Brasília), informa que o furacão está no Oceano Atlântico, a 955 quilômetros das Pequenas Antilhas e se move na direção sudeste.
Leia também:
Irma: número de mortos no Caribe sobe para seis
Ilhas de Saint-Martin e de Barbuda estão quase totalmente destruídas
Com vento de 300 km/h, furacão Irma deixa devastação no Caribe
Entenda como são definidas as categorias de furacões e quais danos cada uma pode causar
Ele deve atingir a ilha de Antígua e Barbuda e gerar tempestades tropicais nas ilhas de Anguilla, Mont'Serrat, Saint-Kittis y Nevis, Saba e Saint-Eustatius.
O furacão Irma, que atinge o Caribe e deve chegar nos Estados Unidos no fim de semana, é classificado como de categoria cinco, o nível máximo. Ao menos seis pessoas morreram e grande parte das ilhas de Saint-Martin e de Barbuda ficaram destruídas.
Já o Katia, que por enquanto está no Mar do Caribe, é visto como de categoria um, a mais baixa na escala de Saffir-Simpson. Ele se move em direção ao litoral do México. O NHC espera que ele provoque rajadas de vento de 130 km/h.