A primeira-ministra britânica, Theresa May, se comprometeu nesta segunda-feira (8) a incluir dentro do programa eleitoral do Partido Conservador de 2017, que será publicado na próxima semana, o compromisso de reduzir a migração líquida a "dezenas de milhares" de pessoas.
Em um discurso de campanha feito em Londres às vésperas das eleições gerais de 8 de junho, May destacou a importância de atingir o objetivo em razão da pressão que a imigração vem causando sobre os serviços públicos britânicos.
– Acredito que é importante que continuemos, e continuaremos, dizendo que queremos fazer a migração líquida chegar a níveis sustentáveis – argumentou May.
Leia mais
Brexit é "uma tragédia", diz presidente da Comissão Europeia
Maioria dos britânicos lamenta o Brexit, aponta pesquisa
Negociação do Brexit iniciará após as eleições no Reino Unido
A dirigente conservadora considerou que um nível sustentável situaria a cifra da migração líquida no Reino Unido em "dezenas de milhares" de pessoas.
– Certamente, uma vez que deixemos a União Europeia (UE), teremos a oportunidade de assegurar que temos o controle de nossas fronteiras no Reino Unido, porque poderemos estabelecer nossas regras – disse.
Segundo May, "essa é uma parte que não pudemos controlar antes e que poderemos controlar", uma vez que este país se desvincular do resto dos 27.
– Deixar a UE faz com que já não haja livre circulação como no passado – insistiu.
A primeira-ministra convocou inesperadamente eleições gerais antecipadas para 8 de junho – ao invés de esperar até 2020, a próxima reunião eleitoral prevista – com o argumento de que este país precisa de uma liderança sólida em relação com as negociações com Bruxelas.
– Um voto a meu favor e de minha equipe é um voto para assegurar uma liderança sólida e estável perante o brexit e além – afirmou a primeira-ministra, ao mesmo tempo que disse que uma vitória se traduziria em "segurança econômica para todo o país".
*Agência Brasil