A Marinha do Uruguai informou, neste sábado, que há indícios de naufrágio de um navio cargueiro sul-coreano. Os sinais foram encontrados por navios mercantes, 3,7 quilômetros a leste do porto de Montevidéu. Denominado Stella Daisy, o cargueiro teria 24 tripulantes a bordo.
Leia também:
Deslizamento de terra deixa mais de 200 mortos e comove Colômbia
Avalanche deixa mais de 20 mortos no sul da Colômbia
"Durante a noite, um navio visualizou manchas de combustível e resíduos, além de sentir um forte odor de combustível, o que dá indícios de que o navio acidentado tenha afundado", assinala um comunicado da Marinha.
O porta-voz da Marinha Nacional, Gastón Jaunsolo, confirmou à AFP que foram resgatados dois marinheiros filipinos e que as tarefas de resgate continuavam.
– Três jangadas salva-vidas foram resgatadas por um dos quatro navios mercantes designados para as tarefas, uma delas com dois tripulantes de nacionalidade filipina – apontou Jaunsolo.
– A embarcação em que navegavam se partiu, segundo relataram os marinheiros que lhes resgataram – disse.
Segundo o porta-voz, "a busca continua e amanhã de manhã será incorporado um avião da Aviação Naval Brasileira para reforçar as operações de resgate".
O chamado de emergência do Stella Daisy, um navio cargueiro com mais de 260 mil toneladas, foi feito às 11h30min locais.
Um total de 24 tripulantes estavam na embarcação: oito sul-coreanos e 16 filipinos, segundo informação das autoridades coreanas.
A informação circulante era que o barco falou em uma "entrada de água" e, depois, lançou um sinal de emergência. Os barcos se dirigiram a essa parte do Oceano Atlântico.