Usuários de redes sociais na China acusaram, nesta terça-feira, a companhia aérea United Airlines de ser "racista", depois que um passageiro de origem chinesa foi obrigado a abandonar um voo operado pela empresa nos Estados Unidos. A companhia alegou excesso de passageiros (overbooking) para justificar a ação.
Em vídeos publicados por outros passageiros presentes no avião é possível ver policiais retirando à força um homem de seu assento e arrastando-o até a saída. O viajante expulso tinha o rosto ensanguentado e os óculos amassados.
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A United Airlines explicou que havia pedido que passageiros voluntários cedessem seus assentos em um voo, na noite de domingo, que cobria a rota entre Chicago (norte) e Louisville (centro-leste) devido a um "overbooking". Na falta de voluntários, a companhia designou quais passageiros deveriam abandonar o voo.
"Desculpo-me por ter tido que realocar estes clientes" em outros voos, declarou o diretor-geral, Oscar Munoz, em um comunicado publicado no site da companhia aérea na segunda-feira, sem se desculpar por esta expulsão forçada.
O incidente provocou um afluxo de 60 mil comentários na China no Weibo, uma rede social parecida com o Twitter.
"A empresa tem que se explicar sobre estas tendências racistas", considerava um usuário.
"Existe uma longa história de discriminação contra os asiáticos" nos Estados Unidos, acrescentou outro.
*AFP