A Coreia do Norte tentou sem sucesso lançar um novo míssil, informou na noite deste sábado (manhã de domingo pelo horário local) o Ministério da Defesa da Coreia do Sul. A operação coincidiu com um grande desfile militar organizado por Pyongyang, em meio ao aprofundamento das tensões pelo programa nuclear norte-coreano.
O fracasso, que provavelmente é visto com embaraço pelo regime norte-coreano, acontece em um momento em que a tensão entre Washington e Pyongyang atinge seu auge. Trump chegou a prometer na última quinta-feira que o "problema" norte-coreano será "tratado".
Leia mais:
EUA lançam no Afeganistão sua bomba não nuclear mais poderosa
Área de testes nucleares da Coreia do Norte está pronta para provas, diz site
"Tudo funcionará bem entre os Estados Unidos e a Rússia", afirma Trump
A operação frustrada coincide com o grande desfile militar do "Dia do Sol", no qual Pyongyang celebrou o nascimento de Kim Il-sung, fundador do país e avô do atual líder norte-coreano, Kim Jong-un.
No desfile foram exibidos cerca de 60 mísseis, incluindo um foguete que poderia ser um novo tipo de míssil balístico intercontinental.
– A Coreia do Norte tentou testar um novo tipo de míssil não identificado na área de Simpo, na província de Hamkyong do Sul, mas suspeitamos que o lançamento fracassou –, disse o Ministério da Defesa sul-coreano em comunicado, acrescentando que o teste está sendo analisado mais detalhadamente.
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos confirmou que a Coreia do Norte lançou o que parecia ser um míssil e também disse que o lançamento falhou "quase que imediatamente".
– O Comando do Pacífico dos EUA detectou e rastreou o que consideramos que era um míssil norte-coreano lançado às 11h21min hora do Havaí de 15 de abril –, informou um porta-voz do Comando, Dave Benham.
– O míssil caiu quase que imediatamente –, acrescentou.
Um funcionário do governo americano afirmou que o presidente Donald Trump "foi informado" sobre o lançamento. EUA e Coreia do Sul não sabem até o momento que tipo de míssil foi utilizado.
Visita de Mike Pence a Seul
O lançamento fracassado aconteceu horas antes da chegada do vice-presidente americano, Mike Pence, a Seul, onde o tema do programa nuclear de Pyongyang será centro da agenda de seu encontro com o presidente interino Hwang Kyo-ahn.
Pyongyang tem sido objeto de várias resoluções da ONU que buscam impedir que o país desenvolva sua tecnologia nuclear e balística.
O país asiático, que realizou fez cinco testes nucleares nos últimos meses, quer elaborar um míssil intercontinental capaz de chegar ao território dos Estados Unidos, algo que, segundo o presidente americano Donald Trump, "não ocorrerá".
Anteriormente, Trump anunciou o envio de um porta-aviões escoltado por três navios lança-mísseis à península coreana, e depois fez referência a uma armada com submarinos.
Kim não falou durante o ato do "Dia do Sol", mas o vice-presidente da Comissão de Assuntos de Estado, o segundo na hierarquia do país, fez um discurso desafiador em que garantiu que o país está pronto para reagir a qualquer provocação.
– Estamos preparados para responder a uma guerra total com uma guerra total e estamos prontos para responder com ataques nucleares próprios a qualquer ataque nuclear –, disse Choe Ryong Hae, vice-presidente da Comissão de Assuntos de Estados.