O velocista jamaicano Nesta Carter, acusado de doping, apelou ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), após ser desclassificado do revezamento 4x100 m dos Jogos Olímpicos-2008, o que custou à estrela Usain Bolt um de seus nove ouros em Olimpíadas, informou nesta quinta-feira um representante.
"Podemos confirmar que Nesta iniciou formalmente um processo no TAS", explicou à AFP Bruce James, presidente do MVP Track Club.
Carter, primeiro corredor do revezamento jamaicano na final dos Jogos Olímpicos de 2008, foi pego em um exame antidoping por uso de um estimulante em 2016, após um programa do Comitê Olímpico Internacional (COI) reanalisar amostras dos Jogos de Pequim.
O COI anunciou em final de janeiro que, consequentemente, todos os velocistas jamaicanos que participaram do revezamento foram desclassificados.
Esta desclassificação privou Bolt de seu "triplo triplo", as três medalhas de ouros conquistadas por Olimpíada nas últimas três edições do evento (100, 200 e revezamento 4x100 m), em 2008, 2012 e 2016.
str/jr/leo/am