O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai conversar por telefone no sábado com o presidente russo, Vladimir Putin, o presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, segundo anunciou nesta sexta-feira seu porta-voz.
"Tirando o máximo da primeira semana - amanhã @POTUS falará por telefone com os líderes da França, Alemanha e Rússia", escreveu o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, no Twitter.
Leia mais
Negociação sobre conflito na Síria ocorrerá no fim de fevereiro
Muro separando México e EUA preocupa governo do Brasil, diz Itamaraty
Se México não quer pagar muro, Peña Nieto deveria cancelar a visita, diz Trump
Trump recebe nesta sexta-feira na Casa Branca a primeira-ministra britânica, Theresa May, com quem discutirá os laços comerciais pós-Brexit. Mais cedo, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, informou que uma conversa entre Putin e Trump poderia ocorrer no sábado.
Em novembro, o presidente russo e o republicano conversaram, por telefone, pouco depois da confirmação da vitória do republicano nas eleições. Eles concordaram em "normalizar" as relações entre Moscou e Washington, desgastadas pelo conflito na Ucrânia. Durante toda a campanha eleitoral, Trump, o 45º presidente dos Estados Unidos, foi acusado pela candidata democrata Hillary Clinton de ser a "marionete" de Vladimir Putin.
Em dezembro, pouco antes de deixar a Casa Branca, o ex-presidente Barack Obama adotou medidas de represália contra Moscou por ter tentado influenciar a campanha eleitoral que levou Trump ao poder.
Trump elogiou em várias ocasiões as qualidades de governante de Putin e disse esperar ter uma "ótima relação com ele". Putin chamou Trump de "homem brilhante e cheio de talento".