Terminou em confusão
Durante toda a manhã, policiais tentaram de todas as formas evitar a concentração de manifestantes dispersando grupos e isolando as ruas do centro de Washington. Ao final da cerimônia de posse, porém, centenas de pessoas rumaram para a Praça Franklin e passaram a depredar fachadas de bancos e lojas. Lixeiras foram incendiadas no meio na rua. A polícia conteve o protesto lançando bombas de gás e avançando com escudos sobre os manifestantes. Até o início da noite, 98 pessoas haviam sido detidas.
Trumpmóvel
Um Chevy Bel Air, 1957, decorado do teto às rodas, do farol dianteiro ao porta mala é um das atrações das ruas de Washington. O dono veio de Houston, Texas, dirigindo até a capital para assistir à posse. É o Trumpmóvel.
Nada muda para turistas
Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, o embaixador do Brasil em Washington, Sérgio Amaral, atenuou o impacto da troca de governo e a possibilidade de aumento do rigor na concessão de vistos para brasileiros. Amaral foi enfático: Por enquanto, nada muda para turistas do Brasil.
Selfie com blindados
De todas as demonstrações de força da segurança nas ruas de Washington, a mais imponente, sem dúvida, foram os blindados parados em cada um dos acessos ao National Mall. A cena inusitada provocou a atenção e virou ponto para selfies do público.
Nova manifestação marcada para sábado
A julgar pelo que se viu na sexta-feira e pelas convocações antecipadas, o sábado vai ser tumultuado em Washington. A Marcha das Mulheres pretende reunir milhares de pessoas que vão sair do centro e rumar até a frente do Capitólio à tarde.
O mais velho
Aos 70 anos, Donald Trump é o homem mais velho a assumir a presidência dos Estados Unidos. Em junho, completará 71 anos. Em 2020, na próxima eleição, terá 74.