A exemplo de outras figuras históricas, Fidel Castro, morto nesta sexta-feira aos 90 anos, foi absorvido pela cultura pop em suas mais diversas representações. Nas últimas décadas, o líder cubano fez participações em desenhos animados, histórias em quadrinhos e até videogames.
Confira a seguir alguns dos momentos de descontração de Fidel.
Os Simpsons
Fidel Castro apareceu em pelo menos um episódio da família Simpson. Foi em Um negócio de trilhões (9ª temporada, 1998), quando o então presidente de Cuba rouba uma cédula de US$ 1 trilhão do Sr. Burns para tentar salvar Cuba da falência. Em uma das cenas, Fidel chega a ensaiar um telefonema para Washington para "reconhecer a derrota", mas muda de ideia ao ficar sabendo da peculiar nota.
Uma Família da Pesada
No episódio Peter, o presidente (2ª temporada, 2000), o protagonista Peter Griffin decide que sua casa não pertence aos EUA e funda seu próprio país, Petoria. Para piorar, invade e anexa a piscina de seu vizinho e comemora o butim promovendo um churrasco com figuras polêmicas (na época todas vivas), como o líder norte-coreano Kim Jong-il, Saddam Hussein, Muammar Gaddafi, Osama Bin Laden e, claro, Fidel Castro.
South Park
Kyle quer muito ir a um concerto, mas sua mãe só vai dar permissão se ele organizar a garagem, limpar a neve da estrada e... levar democracia à Cuba. Como não custa nada tentar, ele escreve uma carta para Fidel Castro, que se comove com a história do garotinho e sai cantando pelos corredores do governo que a ilha agora é um estado democrático. Tudo no episódio A Louca Aventura do Assédio Sexual (4ª temporada, 2000)
Call of Duty – Black Ops
A célebre franquia de jogos de tiro coloca o jogador como um soldado americano operando missões secretas durante a Guerra Fria. Na primeira delas, ele participa da invasão da Baia dos Porcos (1961) e precisa assassinar Fidel Castro – que escapa da morte ao utilizar um dublê e envia o jogador a uma campo de prisioneiros na União Soviética.
Quadrinhos
Fidel Castro apareceu algumas vezes em histórias em quadrinhos da Marvel e da DC Comics. Na Marvel, o cubano interagiu especialmente com o Homem de Ferro e com o Capitão América e chegou a participar da cerimônia de casamento de Tempestade com Pantera Negra (ao lado dos então presidentes George W. Bush, dos EUA, e Nelson Mandela, da África do Sul). Na DC, encontrou-se com o Flash nas selvas cubanas.