A polícia alemã encontrou materiais "altamente explosivos" neste sábado ao realizar buscas na cidade de Chemnitz, leste do país, no apartamento de um refugiado sírio, suspeito de preparar um atentado e que se encontra foragido.
"No apartamento em questão foram encontrados materiais altamente explosivos e são necessárias novas medidas de evacuação", tuitou a polícia do Estado da Saxônia.
"Várias centenas de gramas" de uma "substância muito perigosa que não pode ser transportada sem medidas de precaução" foram encontradas no apartamento, disse o porta-voz da polícia da Saxônia, Tom Bernhardt.
Leia mais:
Polícia alemã busca sírio suspeito de preparar atentado
Furacão Matthew continua atingindo perigosamente a costa leste dos EUA
Haitianos que moram no RS falam da angústia por notícias de familiares após furacão Matthew
A polícia deteve três pessoas, duas perto da estação e outra no centro da cidade.
– São conhecidas do suspeito buscado que foram detidas provisoriamente – indicou Bernhardt, ressaltando que estavam sendo interrogadas.
A polícia da Saxônia divulgou o anúncio da busca de Jaber Albakr, um sírio nascido em janeiro de 1994, que estava vestido com um "casaco com capuz preto com uma grande estampa", por ser "suspeito de preparar um atentado com bomba".
O projeto de atentado pode ter "uma motivação islamita", indicaram fontes próximas à investigação.
Jaber Albakr chegou à Alemanha no ano passado como refugiado e estava sendo vigiado pelos serviços interiores de inteligência há algum tempo, afirmou o jornal digital Focus On-line, citando fontes dos serviços de segurança.
Seria suspeito de preparar um atentado com bomba contra um aeroporto alemão, segundo o Focus Online.