Quarenta e cinco pessoas, incluindo um menino de 10 anos, deverão passar a noite suspensas no teleférico sobre o Mont-Blanc, após ocorrer uma falha anunciou nesta quinta-feira o prefeito de Alta Saboia, na França.
Às 16h local (11h Brasília), um problema nos cabos das cabines, que se cruzaram "por razões inexplicáveis", segundo o presidente da associação do Mont-Blanc, Mathieu Dechavanne, deixou suspensas 110 pessoas a cerca de 3 mil metros de altura.
Leia mais
Procurada pela polícia é ferida a tiros ao ser detida na França
Suspeito dos atentados de Paris fica em silêncio diante de juiz
Vítimas de atentado em Nice serão recebidas pelo Papa
Diante da impossibilidade de reparar o teleférico, as autoridades mobilizaram quatro helicópteros, franceses e italianos, para evacuar as pessoas presas e 65 pessoas puderam ser resgatadas. Porém, uma piora nas condições meteorológicas, que já eram difíceis no início da operação, somado ao cair da noite, forçou a interrupção do resgate, que será retomado na manhã de sexta-feira.
– Estamos em contato com os clientes. Eles têm água e forma de comunicação (com o exterior), embora se mostrem impacientes – explicou Dechavanne.
O teleférico "Panorâmico Mont-Blanc" desliza no ar entre as geleiras do Vale Branco e permite atravessar o maciço do Mont-Blanc da França à Itália. É composto de telecabines de quatro lugares cada.
Em Chamonix, nos Alpes franceses, foi instalado um posto de controle para gerenciar as operações de resgate.
*AFP