Mais da metade dos americanos consultados em uma nova pesquisa disse que planeja votar em Hillary Clinton na eleição americana de novembro, permitindo que a candidata democrata supere pela primeira a barreira dos 50%.
A intenção de 51% dos americanos é votar em Hillary Clinton, o que fez com que a ex-secretária de Estado consiga passar da margem dos 50% em uma pesquisa eleitoral. A pesquisa, publicada nesta quinta-feira pela Universidade de Quinnipiac, do estado de Connecticut, nos Estados Unidos, mostra que Hillary chega aos 51% de intenções de voto frente aos 41% do republicano Donald Trump.
- Esta vantagem de 10 pontos é uma prova a mais de que Donald Trump está em uma espiral para baixo - disse Tim Malloy, subdiretor da divisão de pesquisas do centro de estudos.
Leia mais:
Revelação de novos e-mails ameaça campanha de Hillary Clinton
Donald Trump se declara arrependido por declarações ofensivas
Trump radicaliza e acusa Obama e Hillary de serem fundadores do Estado Islâmico
Em pesquisa que incluí os outros candidatos, Hillary cai para 45% das intenções, enquanto Trump assume 38%. Os candidatos Gary Johnson, do Partido Liberal, ficam com 10% e Jill Stein, do Partido Verde, 4%, respectivamente.
Na média, Hillary obtém 47,7% das intenções de voto, contra 41,7% de Donald Trump, segundo o site Real Clear Politics. Outras três consultas realizadas desde o começo do mês outorgam à postulante democrata 50% da vontade dos eleitores.
Hillary Clinton continua reunindo o apoio das mulheres (60%) e dos eleitores vindos das minorias (77%), mas a pesquisa da Universidade de Quinnipiac evidencia que a ex-chefe da diplomacia americana não consegue conquistar a simpatia da maioria dos eleitores.