O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, alcançou em uma pesquisa Hillary Clinton, sua rival democrata, e a superou em outra, ambas divulgadas nesta segunda-feira após sua indicação oficial pelo Partido Republicano na semana passada.
Um crescimento como este era esperado de um candidato presidencial que foi o centro das atenções da imprensa durante uma semana, mas o caso de Donald Trump é notável, já que a convenção foi perturbada por incidentes e polêmicas, especialmente o plágio do discurso de sua esposa e as críticas lançadas por seu rival nas primárias Ted Cruz.
Leia mais:
A tensa largada na eleição presidencial nos Estados Unidos
Assessora de Trump se desculpa pelo plágio no discurso de Melania
O calendário das eleições americanas
Trump recebeu 48% das intenções de voto entre os inscritos nas listas eleitorais, contra 45% de Hillary Clinton, segundo uma pesquisa da CNN que tem uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais. A pesquisa foi realizada no domingo.
Quando a pesquisa contempla outros candidatos, a diferença a favor de Trump para Hillary aumenta (44% a 39%), e são seguidos pelo candidato libertário Gary Johnson (9%) e pela candidata verde Jill Stein (3%).
Até agora a grande maioria das pesquisas davam vantagem à candidata democrata, Hillary Clinton, por vários pontos.
A pesquisa publicada pela rede CBS também constata um leve crescimento de Trump: 42% das intenções de voto para os dois (com uma margem de erro de 4 pontos). Ambos seguem empatados quando Gary Johnson e Jill Stein são incluídos.