O polêmico ex-prefeito de Londres Boris Johnson foi nomeado na quarta-feira como ministro das Relações Exteriores do Reino Unido pela nova premier, Theresa May.
Johnson liderou a campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE) e deve ajudá-la neste difícil processo.
Leia mais:
Com a saída de Cameron, Theresa May é nomeada primeira-ministra
Diretor de escola de negócios de Madri critica Brexit: "Merecem esse castigo"
Inglaterra ainda aprende a lidar com as consequências do Brexit
Ele já havia surpreendido, na semana passada, ao dizer que não disputaria a sucessão de David Cameron como líder do Partido Conservador, abrindo caminho para a eleição de Theresa.
O ex-ministro de Relações Exteriores, Philip Hammond, foi remanejado para outro cargo chave no processo do "Brexit": ele será o novo responsável pela pasta do Tesouro.
Os nomes do Gabinete de May, que deve ter uma forte presença feminina, estão sendo divulgados aos poucos.
Este é o primeiro cargo no governo para Johsnon, que foi prefeito de Londres entre 2008 e 2016, o que incluiu a supervisão dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
A nomeação de Johnson foi a segunda do novo governo de May, após a decisão de trocar Philip Hammond do comando do Foreign Office para o posto de ministro das Finanças.
"A rainha aprovou a nomeação de Boris Johnson como secretário de Estado das Relações Exteriores e da Commonwealth", declarou Downing Street (sede do Executivo britânico) em um comunicado.
Após deixar o gabinete da premiê, em Downing Street, Johnson embarcou imediatamente em um veículo ministerial para conversar com sua equipe no 'Foreign Office', ministério britânico das Relações Exteriores.