Mundo

Terror em Munique

Atirador de Munique é alemão de origem iraniana e tem 18 anos

De acordo com a polícia, o homem agiu sozinho e cometeu suicídio após matar nove pessoas

AFP

Chefe da polícia de Munique deu entrevista coletiva na madrugada de sábado (horário local)

O autor do tiroteio de Munique é um jovem alemão de origem iraniana de 18 anos sem passagem pela polícia, cujas motivações ainda "não foram totalmente esclarecidas" – declarou o chefe da Polícia de Munique, Hubertus Andra, em entrevista coletiva na madrugada deste sábado (horário local).

Leia mais
Após tiroteio em Munique, Obama oferece "todo o apoio" à Alemanha
"Não tem ninguém nas ruas", conta brasileiro em Munique
Após tiroteio em shopping, polícia faz caçada a terroristas em Munique

Na noite desta sexta-feira, a polícia realizou uma megaoperação para capturar o autor do tiroteio em um shopping center em Munique, na Alemanha. Após abrir fogo dentro do centro comercial OEZ (Olympia-Einkaufszentrum), próximo ao Parque Olímpico da cidade, o autor dos disparos fugiu pela estação de metrô próxima ao local.

De acordo com informações de autoridades locais, o corpo do atirador foi encontrado a 1 km da cena do crime. Ele estava com uma mochila vermelha como indicavam testemunhas que estavam próximas ao local do atentado.

Ainda não se sabe o número exato de feridos, mas a polícia já confirmou 10 mortos – sendo um deles o próprio atirador, que agiu sozinho e cometeu suicídio.

A chanceler alemã, Angela Merkel, convocou para sábado, em Berlim, uma reunião de seu Conselho Federal de Segurança – informou seu porta-voz na noite desta sexta-feira.

"Os respectivos ministros estão a caminho de Berlim, e vamos analisar a situação no âmbito do Conselho Federal de Segurança, sábado, em Berlim", tuitou Steffen Seibert.

O ataque

O tiroteio teria iniciado em frente a uma lanchonete da rede McDonald's por volta das 18h local (13h de Brasília), segundo o porta-voz Thomas Baumann. O restaurante fica localizado nas proximidades do shopping, do outro lado da rua Hanauer.

Os policiais contaram com o apoio de reforços vindos da Áustria. Em estado de alerta, a cidade de Munique teve os serviços de transporte suspensos, e a polícia pediu à população que não saísse às ruas.

Inicialmente, testemunhas disseram ter visto três homens com armas de cano longo. A polícia chegou a realizar buscas atrás de outros atiradores.


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Madrugada Gaúcha

03:00 - 05:00