O Departamento de Estado dos Estados Unidos emitiu, na segunda-feira, um alerta sobre viagens à Turquia, pelo risco de atentados terroristas. Um dia depois, nesta terça-feira, o aeroporto de Istambul foi alvo de um ataque com explosões que deixou mais de 30 pessoas mortas. No comunicado, o departamento orientava os turistas norte-americanos para que não viajassem para o sudeste do país, principalmente perto da fronteira com a Síria.
O alerta indica que deveriam ser evitadas as províncias de Hatay, Kilis, Gaziantep, Sanliurfa, Sirnak, Diyarbakir, Van, Siirt, Mus, Mardin, Batman, Bingol, Tunceli, Hakkari, Bitlis e Elazig.
Leia mais:
Explosões deixam ao menos 10 mortos em aeroporto de Istambul
Aeroporto de Istambul é um dos mais protegidos do mundo
Atentados do EI deixam pelo menos 31 mortos e 200 feridos em Bruxelas
O comunicado destaca que os extremistas têm focado eventos esportivos, feiras abertas, teatros, serviços de aviação e transporte e locais com grande concentração de público, e que os cidadãos norte-americanos deveriam revisar os planos de segurança pessoal e permanecer vigilantes durante toda a viagem ao país.
Entre as orientações para quem vai à Turquia dadas no alerta, estão evitar destinos turísticos populares e grandes multidões, se manter atento quando frequentar áreas de acesso público e ficar longe de atividades políticas, entre outros.