A rainha Elizabeth II presidiu, neste sábado, uma grande parada militar, próximo ao Palácio de Buckingham, no segundo dia das celebrações de seu 90º aniversário, antes de assistir a uma apresentação aérea, rodeada pela família real.
Acompanhada de seu marido, o príncipe Phillip, de Edimburgo, que, nesta sexta-feira, completou 95 anos, a rainha saudou desde a sua carruagem a multidão reunida no Mall, longa avenida que começa no Palácio de Buckingham.
Para este segundo dia de festas, a rainha escolheu um casaco verde fluorescente, uma roupa que internautas compararam no Twitter ao personagem "Kermit", uma rã.
Cerca de 1,5 mil soldados uniformizados e 300 cavalos desfilaram nesta cerimônia, chamada "Trooping the colour" ("desfile de estandartes"), que tem sua origem nos antigos preparativos para a guerra, quando se exibiam as bandeiras do exército para que os soldados as reconhecessem no calor da batalha.
A família real, incluindo, pela primeira vez, a pequena princesa Charlotte, nascida em maio de 2015, assistiu, depois, a uma apresentação aérea da sacada do Palácio de Buckingham.
Nesta sexta-feira, começaram os festejos, com uma cerimônia religiosa na catedral londrina de Saint Paul, na presença do primeiro-ministro, David Cameron, e de todas as figuras importantes do país.
Neste domingo, será realizado um grande piquenique para 10.000 pessoas no Mall, do qual a rainha participará com sua família.
Nascida em 21 de abril de 1926, a rainha da Inglaterra herdou o costume de celebrar seu aniversário duas vezes: privadamente, no dia exato, e oficialmente, no verão, devido às condições climáticas. Mas em se tratando de uma idade tão importante, os festejos de abril já foram maiores do que o habitual.
* AFP