Para encerrar o último dia de despedidas a Nelson Mandela em Pretória, capital administrativa da África do Sul, uma estátua de nove metros de altura esculpida em bronze será inaugurada na sede do governo, onde o corpo do líder está sendo velado desde quarta-feira.
A estátua será descerrada na segunda-feira, Dia da Reconciliação, pelo presidente Jacob Zuma. A data também marca o centenário da sede do governo.
Veja mais:
> Confira todas as notícias sobre a morte de Nelson Mandela
Mandela morreu na quinta-feira da semana passada, aos 95 anos. Por todo o país, há homenagens oficiais simultâneas ao líder, e múltiplas outras em escolas e igrejas. A TV estatal SABC passa 24 horas, há três dias, apenas documentários e entrevistas sobre a vida do líder.
Milhares de pessoas lotam as ruas de Pretória, fazendo fila para passar por alguns segundos ao lado do caixão de Mandela, que repousa sob uma estrutura construída em meio a um anfiteatro em céu aberto que foi batizado com o nome do líder esta semana.
Amanhã, o corpo será levado em um avião da Força Aérea à cidade de Mtata, na província de Eastern Cape. De lá, será levado para Qunu, terra onde viveu na infância e onde construiu uma casa para descansar.
East London, a cidade com aeroporto mais próxima ao local onde Nelson Mandela será enterrado, está movimentada. Maiis de 30 voos devem chegar hoje ao local e até domingo, são esperando mais de 3 mil passageiros.
Relembre a cerimônia de adeus a Mandela em imagens: