As brigadas de resgate encontraram neste domingo 13 dos 14 corpos dos passageiros que viajavam em um helicóptero privado que se chocou na quarta-feira contra uma montanha no sudeste do Peru, com 11 estrangeiros a bordo.
Segundo o diretor da polícia, Raúl Salazar, os resgatistas encontraram os corpos na fuselagem da aeronave, que caiu perto do pico nevado Mamarosa, a 4.900 metros de altitude, de onde foram levados até um patamar que serviu de base para o resgate, disse o chefe da polícia em declarações a um canal de televisão.
- Falta apenas um, mas não sabemos ainda suas identidades - afirmou Salazar.
Uma persistente nevada e um intenso frio (-15 graus) impediram até agora a recuperação do último cadáver, que está preso na fuselagem do helicóptero. Segundo a empresa HeliCusco, proprietária da aeronave, viajavam oito sul-coreanos, um holandês, um sueco e um tcheco, além de três peruanos (dois deles tripulantes).
O embaixador da Coreia do Sul no Peru sobrevoou de helicóptero a zona do acidente na companhia de autoridades locais. Os sul-coreanos eram engenheiros e funcionários de quatro empresas de seu país que iriam a Cusco após sobrevoar um possível local para um projeto hidroelétrico próximo a Puno (sudeste, fronteira com a Bolívia), segundo o ministério sul-coreano de Relações Exteriores.
As vítimas serão levadas por terra ao necrotério da cidade de Ocongate, antes de ir para Cusco e para Lima, onde os estrangeiros serão repatriados.
Helicóptero foi encontrado após quatro dias de busca
O helicóptero foi encontrado no sábado por uma brigada policial da montanha, após quatro dias de busca por terra e ar. Segundo as primeiras investigações, a aeronave se chocou contra um lado rochoso da colina. O helicóptero, um Sikorsky S-58 ET, perdeu contato com a base na quarta-feira, na região de Hualla Hualla, entre os povoados de Ocongate e Marcapata, perto do nevado Apu Colque Cruz, enquanto voava entre Mazuco, no departamento (estado) de Madre de Dios, e Cusco.
Tragédia na neve
Resgatados 13 dos 14 corpos de helicóptero que caiu no Peru
Agentes tiveram que usar operações de alpinismo para chegar até os destroços
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: