Depois de assumir a logística das doações que chegam ao Rio Grande do Sul, os Correios já têm equipes atuando no Centro Logístico da Defesa Civil em Porto Alegre. Dos cem profissionais previstos em contrato, 87 já estão ativos.
O acordo foi firmado com a Defesa Civil e tem prazo de 12 meses, podendo ser rescindido antes. Conforme o órgão, consultores da empresa estiveram no local para a elaboração de um diagnóstico e, na sequência, a equipe operacional já começou a atuar gradualmente em suas tarefas, entre elas: recebimento, triagem, montagem de kits e preparação para o despacho.
Os donativos estão armazenados no galpão E2 do Centro Administrativo de Contingência do Rio Grande do Sul.
Os Correios foram contratados pelo governo do Estado após o número de voluntários diminuir expressivamente. Por isso, era necessária uma mão de obra maior no trabalho de distribuição.
A unidade de Porto Alegre funciona na Avenida Joaquim Porto Villanova, 101, no bairro Jardim Carvalho. Em Passo Fundo, no norte do Estado, a empresa recusou a oferta de assumir o serviço. Por lá, foram abertas mais de cem vagas ofertadas pelo governo.