Moradores de alguns bairros da zona leste de Porto Alegre e de 27 localidades de Viamão, na Região Metropolitana, podem ficar sem água neste domingo (17). A informação é do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e da Corsan.
Na Capital, a Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Pitinga, localizada na rua João Antônio da Silveira, na Lomba do Pinheiro, está com o reservatório de água em baixo nível. Os bairros Pitinga, Lomba do Pinheiro, Vila Panorama, Beco do Mendonça e estradas João Antônio da Silveira, João de Oliveira Remião e das Quirinas são afetados.
Ainda segundo o Dmae, a falta de energia elétrica que atingiu a ETA Belém Novo, que abastece a região do Pinheiro, foi prejudicada com a queima de alguns equipamentos. A prefeitura disse que colocou caminhões-pipa à disposição da população.
Em Viamão, segundo a Corsan, pode ocorrer instabilidade no sistema de abastecimento devido à baixa pressão da rede do município. Equipes da companhia trabalham no reparo com manobras na rede para restabelecer o abastecimento.
As regiões afetadas são: Araçá, Arthur Gatino, Beco do Sossego, Capororoca, Espigão, Jardim Outeiral, Espigão, Lomba do Pinheiro, São Caetano, Sítio Paloma, Branquinha, Martinica, Florescente, Santa Rita, Pérola, Planalto Santa Úrsula, São Tomé, Vianópolis, Bela Vista, Formosa, Intersul, Jardim do Cocão, Jardim Nossa Senhora Aparecida, Reprise, Santa Bárbara, São Pedro e Vila Aparecida.
A normalização do fornecimento de água deve ocorrer de forma gradual nas próximas, até a noite. A Corsan pede aos usuários que façam o uso racional das reservas de água.